sábado, 12 de setembro de 2015

Alguns relacionamentos estão chegando ao fim sob a alegação de incompatibilidade de gênio (temperamento), é a desculpa mais comum que ouvimos nos dias de hoje. Todo ano no Brasil, de um em cada seis casamentos termina em divórcio. De acordo com o IBGE, cerca de 75% dos rompimentos ocorrem após o quarto ano do casamento (Fonte: Carta Viva – março/2002 – IURD).
Os brasileiros estão desfazendo “legalmente” os casamentos em números crescentes. De 1993 a 2003, as separações saltaram de 87.885 para 103. 529; e os divórcios de 94.896 para 138.676. Do mesmo modo a idade média em que ocorrem os divórcios subiu (Fonte: jornal O GLOBO de 22 de Dezembro de 2004). 
O que ocorreu com estes casais é que por eles não servirem a Deus do mesmo modo não tiveram a ajuda do Espírito Santo para regar em seus corações a semente do amor, para que a cada dia, mês e ano ela fosse crescendo até se transformar em árvore frondosa. 
E o trágico final de seus relacionamentos revela que eles nunca se amaram, pois o amor jamais acaba, tudo sofre, crê, espera e suporta, as muitas águas não podem afogá-lo. 
O amor conduz a cada um dos cônjuges a buscar em Deus o controle emocional e psicológico em prol de não agradar a si próprio, mas para agradar ao seu cônjuge. Se cada uma das partes se investirem deste sentimento, com certeza o relacionamento fluirá compativelmente.
Nenhum temperamento é melhor do que o outro como muitos pensam, pois ambos os temperamentos possuem o lado positivo e negativo, virtudes e defeitos e é comum encontrarmos pessoas que se acham satisfeitas com o lado negativo e defeitos de seus temperamentos, dizem: Eu sou assim e não vou mudar. 
Você pode não conseguir compreender, mas às vezes é prejudicial ser introvertido ou superintrovertido, extrovertido ou superextrovertido, se não identificarmos os nossos defeitos. Cada possuidor de um destes quatro temperamentos acha virtuosa a sua maneira de ser e agir, dirigidos pelos defeitos de seus temperamentos.
Com relação ao relacionamento conjugal, o lado negativo do temperamento pode atrapalhar em primeiro lugar quando a toda hora é apontado por ambos ou um dos cônjuges com relação ao outro. 
Acusando o seu cônjuge, mostrando-lhe o seu defeito, nunca será um remédio eficaz para se controlar, curar, ou até mesmo extinguir a falha, mas sim sendo compreensivo (a), ajudando, conduzindo e orientando-o a buscar ajuda do Espírito Santo para controlar este lado negativo do temperamento. E em segundo lugar quando o seu temperamento causa atritos com o seu cônjuge e você não faz nada para mudar.
Não existe pessoa que só tenha defeitos, nem tão somente virtudes, todos têm os erros e acertos, mas a tendência humana é a de sempre olhar para as coisas negativas. 
Conta-se uma história de um cão que fora atropelado e esmagado em via pública por um veículo de carga, e todos que passavam e atravessavam a pé aquele trecho, olhavam aquela cena e num ato de reprovação balançavam a cabeça, mas no meio daquela multidão que ia e vinha, um senhor de avançada idade contemplava admirado e sorridente aquele monte de carniça, causando perplexidade em todos. Alguém da multidão se projeta a ele e pergunta: Como pode o senhor demonstrar tanta admiração por um monte de carniça? Pelo que o mesmo respondeu: Não, eu não estou admirando a carniça, mas os dentes deste cão. Olha que lindos dentes ele tinha!!! 
Quem dera se todos nós pudéssemos fazer como este senhor e contemplarmos as virtudes de nossos cônjuges e eles as nossas e mutuamente ignorássemos os defeitos, como já disse: Ninguém é demasiadamente perfeito que nunca erre, portanto, deixa de ser omisso(a) ao teu relacionamento, administre-o, busque a Deus com o teu cônjuge, para que vocês possam chegar a unidade sentimental, pois é através da oração que as diferenças são tiradas e não por meio de brigas, insultos ou separações.
É interessante quando Deus nos permite adquirirmos experiências com os defeitos de nosso próprio temperamento (é comum cada pessoa conter mais de um temperamento ao mesmo tempo), então é o momento de enxergarmos como somos tão prejudiciais às outras pessoas que nos cercam e que nós amamos (embora o nosso temperamento nos leve a agir de maneira contrária a este amor).
Somos tão egoístas a ponto de não assumirmos o lado negativo do nosso temperamento, e quando você tem um defeito por virtude, dificilmente o entrega ao Espírito Santo, para que Ele possa te controlar e avivar em ti os frutos do Espírito que subjugam os frutos da carne. 
Infelizmente existem pessoas que nunca terão os seus temperamentos controlados pelo Espírito, pelo fato delas mesmas terem os seus defeitos por virtudes e não desejarem se desfazer deles, mas tu, hoje em nome de Jesus, vai passar a reconhecer as tuas falhas, como você tem sido tão mesquinho e egoísta, e odiar este lado tão nocivo ao teu relacionamento.
Este é o sentimento que tenho hoje dentro de mim, o de me deixar ser transformado pelo poder do Espírito Santo, nos defeitos do meu temperamento que já afastaram e me fizeram perder muitas coisas e pessoas que eu amava. Que esta transformação seja realizada a cada dia em nós, em nome de Jesus e para glória de Deus Pai.
Com base no livro Temperamentos transformados de TIM LAHAYE, editora Mundo Cristão, destacamos quatro tipos de temperamentos:

1- MELANCÓLICO - Voltado para dentro, temperamento introvertido. Ex: Moisés – Ex 6.12.
1.1-Virtudes: Dedicado, habilidoso, sensível, idealista, minucioso.
1.2- Defeitos: Egoísta, confuso, pessimista, anti-social, critico, vingativo, inflexível, amuado, teórico.
2- FLEUMÁTICO – Voltado demasiadamente para dentro, temperamento superintrovertido. Ex: Ana – I Sm 1.7,13, 15,16.
2.1-Virtudes: Calmo, tranqüilo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, diplomata, bem-humorado.
2.2- Defeitos: Calculista, indeciso, desconfiado, contemplativo, desmotivado, temeroso, pretensioso.
3- COLÉRICO - Voltado para fora, temperamento extrovertido. Ex: Paulo - Gl. 2.11,14 – At 23.2-5.
3.1- Virtudes: Eficiente, decidido, otimista, líder, prático, independente, audacioso, resoluto, enérgico. 
3.2- Defeitos: Iracundo, intolerante, astucioso, auto suficiente, vaidoso, impaciente, sarcástico, prepotente, insensível.
4- SANGÜÍNEO - voltado demasiadamente para fora. Temperamento superextrovertido. Ex: Pedro - Jo 18.10,11; Sansão – Jz 14.1-3 e 16.1.
4.1- Virtudes: Crédulo, simpático, destacado, comunicativo, afável, compreensivo, companheiro, entusiasta.
4.2- Defeitos: Inseguro, impulsivo, barulhento, exagerado, volúvel, egocêntrico, indisciplinado.
Se auto-analise e identifique em que tipo de temperamento você se encaixa e os defeitos dele que tem atrapalhado o bom relacionamento com o teu cônjuge (a palavra de Deus diz: Examine-se o homem a si mesmo) e procure consertar-se com a ajuda do Espírito Santo.
Muitos estão esperando conhecer um (a) companheiro (a) que venha se encaixar no perfil de seus sonhos em todos os sentidos e muita das vezes não é assim, no período de namoro, um dos envolvidos percebe que há muita diferença entre os dois, esta diferença não pode ser considerada o bastante para se desfazer o namoro, pelo contrário, eu considero uma grande oportunidade para se provar o amor de um para com o outro, pois este é o momento de se negar (não é se anular), se dedicar, se esforçar mutuamente para se chegar ao nível que ambos se sintam agradáveis um ao outro. 
Relacionamento conjugal exige um sentimento de renúncia e só renuncia quem ama. Por amor Jesus renunciou a sua glória, fazendo-se em forma de homem, morrendo numa cruz - Fl.2:5-8. 
Importante ressaltar que Jesus renunciou, mas não deixou de fazer a vontade de Deus, cuidado para você não renunciar o teu ministério por causa de um relacionamento, Deus jamais te dará algo que te fará sair do objetivo Dele na tua vida, mas sim para te ajudar a permanecer, portanto administre o teu tempo para cuidar do teu ministério e do teu relacionamento, para que Deus não retire de ti a tua benção.
Dificilmente encontramos um casal que se encaixe em tudo, mas eles podem conseguir este intento, renunciando as coisas de menos importância e ligadas a este mundo e “prosseguindo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” - Fp. 3:14.
Se teu relacionamento no período de namoro (conhecimento) estiver cheio de oscilações e não tiver pecado sexual e você não consegue colocá-lo no ponto e nem há renuncia de ambas as partes, saia dele, pois muitas das vezes a dificuldade vem por este relacionamento não ser a vontade de Deus para tua vida, ore e peça direção a Deus e então tome, guiado por Ele a DECISÃO CERTA .
Fonte:http://mulheresabias.blogspot.com.br/2010/07/relacionamento-conjugal-se-edifica-

0 comentários:

Postar um comentário