terça-feira, 6 de janeiro de 2015

DINÂMICAS

Por ser um assunto muito pesquisado no blog, descrevemos aqui as dinâmicas que realizamos em nossos Encontros. Aproveitem e deem boas risadas! Depois nos conte como foi.
1. TESTE DE PERCEPÇÃO
Os casais se colocam em pé, um de costas para o outro, e tem que responder as seguintes perguntas: a) para a esposa: qual a cor da meia que o marido está usando; b) para o marido: qual a sandália que a esposa está usando; c) cada pessoa é orientada a mudar alguma coisa em si mesmo sem que seu par veja, depois cada um tem que descobrir o que mudou.
Aplicação: cada cônjuge deve prestar atenção mesmo que nas mínimas coisas que se passa com o seu par.
2. COMO SOU VISTO PELO MEU CÔNJUGE?
Após receber papel e caneta, cada casal deve escrever 5 caracteristicas do seu cônjuge, é claro sem que o outro veja e sem se identificar. Misturados os papéis, são redistribuidos para as pessoas do grupo. Cada um lê os elogios ou os defeitos escritos, e o grupo tem que descobrir quem é a pessoa com aquelas características.
Aplicação: Oportunidade de reflexão sobre o que o seu cônjuge pensa a seu respeito, e o que pode ser melhorado no seu relacionamento.
3. CINDERELA
Os maridos devem se retirar do local, enquanto isso as esposas tiram os seus sapatos e colocam no centro, todos misturados. Dado o sinal, vence o marido que conseguir localizar os sapatos “corretos” da esposa, levar até ela e calçá-la.
4. DINÂMICA SOBRE UNIÃO E CONFIANÇA
O casal define quem ficará com os olhos vendados, e quem terá as mãos amarradas na costas. Vende e amarre cada um. Distribua o papel pardo, para cada um. Em cada papel tem um desenho incompleto.
Explique a eles, terão que completar o desenho, mas quem está vendado é quem vai por as “mãos na massa” e quem está com as mãos para trás, deve apenas dar as instruções.
No final, todos poderão apreciar os novos “artistas” e suas as “obras de arte”.
5. DIA DOS NAMORADOS PARA FRENTE E PARA TRÁS (adaptado para casais)
Faça linhas com fita adesiva no chão ou fileiras de cadeiras. Os participantes devem se posicionar no meio, de modo que possam se deslocar para frente ou para trás, à medida que respondam sim ou não às perguntas.
Elaborem perguntas sobre o relacionamento do casal, inclusive em situações íntimas, mas que tenham que respondem apenas sim ou não. Exemplos: se falou “eu te amo” para o cônjuge hoje; se irritou o seu cônjuge esta semana; se presenteou o cônjuge no último mês; etc.
Vence a pessoa que ficar mais à frente nas linhas ou fileiras.
6. OUÇA BEM
Os maridos são agrupados em um lado e as esposas são vendadas e rodadas. Cada marido terá que guiar sua esposa até ela alcançar a cadeira que estava sentada ou colocada a uma determinada distância. Ela terá que fazer tudo aquilo que seu marido a estiver orientado, como: vire para a direita ou pare e ande para a frente, etc. Todos os maridos estarão falando ao mesmo tempo e cada esposa terá que discernir a voz do seu marido. A esposa que chegar primeiro ganha o casal.
7. TESTE DO ROMANTISMO
Em uma cesta separe vários objetos, tais como, faca, colher de pau, calculadora, relógio, controle remoto, etc. Cada marido escolhe um objeto e tem que fazer uma declaração romântica para a esposa envolvendo aquele objeto.
Aplicação: Quando você ama de verdade, tudo é motivo para fazer declaração ao outro.
8. CARTÃO
Coloque o texto abaixo em um cartão e entregue um para cada marido. Ele deve assinar e colocar o nome da sua esposa a quem dedica o cartão, sem ler o conteúdo. Após, peça a um casal para ser os leitores. Primeiro a esposa. Pergunte às demais o que acharam… Ninguém vai gostar. Então peça ao marido que leia de baixo para cima. Todos irão se surpreender.
QUERO TE DIZER
Não te amo mais.
Estarei mentindo dizendo que
Ainda te quero como sempre quis.
Tenho certeza que
Nada foi em vão.
Sinto dentro de mim que
Você não significa nada.
Não poderia dizer jamais que
Alimento um grande amor.
Sinto cada vez mais que
Já te esqueci!
E jamais usarei a frase
EU TE AMO!
Sinto, mais tenho que dizer a verdade
É tarde demais…
9. TAREFAS PARA CASA
Distribua para cada esposa, em envelope lacrado com os dizeres Tarefa para casa. Dentro escreva SAIA DA ROTINA. e as orientações para cada esposa preparar um jantar romântico para o marido. E, no próximo Encontro, cada marido irá compartilhar o que achou.
Uma tarefa, nos mesmos moldes, para o marido, pode ser ele ter que preparar um café da manhã para a esposa.
10. UM COLINHO PARA VOCÊ
Faz-se um círculo com as cadeiras no local, com um pouco de espaço entre elas. As esposas sentarão nas cadeiras. Ao som de uma música, os respectivos esposos deverão dançar em volta das cadeiras. Em dado momento, pára-se a música, e os esposos deverão sentar no colo de suas esposas. O último que conseguir sentar, sai da brincadeira, carregando sua esposa no colo. A brincadeira continua, saindo sempre o último que conseguir se sentar. Quando restarem umas 4 ou 5 esposas em suas cadeiras, pode-se aumentar ainda mais o espaço entre elas, para dificultar a chegada do esposo até ela. O casal vencedor pode receber um prêmio.
11. PERA, UVA OU MAÇÃ
Organizar as cadeiras uma ao lado da outra, onde os casais deverão se assentar, mas não juntos, esposo e esposa ficam longe um do outro. O dirigente dá o nome de uma fruta a cada casal. O dirigente avisa que, à sua ordem, os casais que tiverem o nome da fruta mencionada deverão levantar-se, dar um abraço e um beijo em seu cônjuge e voltar aos seus lugares. Inicia-se então a brincadeira. O dirigente diz os nomes de duas frutas, os casais se levantam e, enquanto se beijam e se abraçam, uma cadeira é retirada. Ao voltar para seus lugares, uma das pessoas não poderá se assentar e então esse casal sai da brincadeira. Retiram-se duas cadeiras, e assim continua a brincadeira até que somente um casal consiga lugar.

0 comentários:

Postar um comentário